CORONAVÍRUS PASSAGEM BIBLICA: JOEL FALA TUDO

Nós não deveríamos ficar surpresos pelo coronavírus, porque as Escrituras possuem muitas profecias sobre esse tempo. Por exemplo, o livro de JOEL, no qual agora é muito relevante. Nós ignoramos algumas partes do Velho Testamento, porque nos foi ensinado que vivemos sobre a Nova Aliança e Deus não nos julga como no Velho Testamento, pois Jesus tomou toda maldição sobre ele.

Logo, o livro de Joel se torna histórico mais do que relevante hoje. Entretanto, com atual coronavírus, a profecia de Joel tem muito em comum com essa situação, e não é sempre relevante a palavra de Deus pra nós? Então, o que tem de similar?

Semelhanças da profecia de Joel com o coronavírus

  1. É sobre a praga de gafanhotos que está devastando a terra e também a economia (1:16-18), como Israel era uma sociedade agraria. A praga é obviamente diferente, mas tem os mesmos efeitos! Não é coronavirus, mas é similar.
  2. Todos são afetados, fazendeiros (1:11), vitivinicultor (1:11), governo (1:2), os líderes religiosos (1;13) e até mesmo bêbados (1:15)!
  3. O templo (a igreja no dia do Joel) não pode funcionar mais, porque precisa de grãos e óleo para funcionar e fazer as ofertas (1:13). Isso é desastroso, pois sem isso a presença de Deus no meio dele está em risco. Muitas igrejas não estão se reunindo nessa crise.
  4. É um desastre que ninguém tinha visto na vida! (1:2)

Agora que estabelecemos as semelhanças, o que a profecia de Joel tem a nos ensinar para hoje?

1.Como nós reagimos?

Proclamem um santo jejum, convoquem uma reunião solene. Reúnam os anciãos e todos os moradores desta terra na Casa do Senhor, seu Deus, e clamem ao Senhor.” (1:14)

Convoquem primeiro os líderes (para liderarem por exemplo) e então as outras pessoas para que se humilhem e jejuem como um corpo e clamem ao Senhor por misericórdia! Isso é repetido duas vezes por causa da urgência (1:14, 2:15). O tempo é apressado. Nós precisamos acordar! Nós precisamos orar urgentemente! A noite toda porque a situação é terrível (1:13)

Para ver mais sobre isso, olhe “CORONAVIRUS: O QUE DEUS está FAZENDO?

 2.Por que aconteceu?

Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertam-se a mim de todo o coração; com jejuns, com choro e com pranto.” (Joel 2:12)

Por que o povo de Deus negligenciou a presença de Deus e substituiu sua presença por outras coisas, ídolos, até mesmo coisas boas, como comida e bebida. Deus está usando a praga para chamar de volta seu povo para ter intimidade com Ele, para retornarem para Ele (2:12). Precisamos voltar para Ele com todo o nosso coração (2:12), não só externamente (2:13). É um chamado para o povo de Deus se arrepender.

3.Deus usa a praga para apontar os pecados

Por exemplo, Joel condena o mau uso do vinho (1:5). Pessoas ficavam bêbadas e ainda faziam em festivais religiosos (Os 2:5, Am 2:8 falam sobre o mesmo período). Então a praga remove a todo fonte desses pecados, as videiras (1:12).

Então, precisamos perguntar a Deus sobre quais pecados na Igreja Ele está apontando que não é bom para nós. Ele está fazendo isso para nosso próprio bem, para nos aperfeiçoar e fazer-nos completos novamente (significado do hebraico para “retribuir, restituir” em 2:25)

4.É um aviso para nós

 Pois o dia do Senhor está próximo; virá como destruição do Todo-Poderoso (Joel 1:15)

Esta praga do “Dia do Senhor” é de fato um tipo de misericórdia. Deus está avisando Seu povo sobre uma muito pior “Dia do Senhor” (1:15). Ele quer nos preparar para isso, então envia um desastre menor para nos ajudar a preparar um desastre maior do “Dia do Senhor” que está por vir.

De fato em Joel 3:1-16 fala sobre uma época em que todas as nações travarão guerra contra Israel. Isso não aconteceu ainda, mas acontecerá pouco antes de Jesus voltar. Portanto, o coronavírus é um aviso para o povo de Deus que Jesus voltará em breve e se preparar! Para aqueles que não o conhecem ou aqueles que não estão preparados, será um grande desastre!

5.A resposta de Deus a esse humilhação, arrependimento e oração

Restituirei os anos que foram consumidos pelos gafanhotos… E depois derramarei

meu Espírito sobre toda humanidade” (Joel 2: 25,28)

É notável. Primeiro, ele remove a praga (2:20). Em segundo lugar, ele restaura a terra e a economia como antes, como se nunca tivesse acontecido (2: 23-25). Em terceiro lugar, ele envia um maravilhoso avivamento, derramando Seu Espírito sobre todos os povos (2: 28 32) para nos preparar para o grande “Dia do Senhor ” que está por vir.

Quarto, Ele nos torna um povo profético. Eu não entendo isso como todos os  crentes profetizarão, mas que compartilharemos a Palavra de Deus de maneira profética, isto é relevante para nossa geração (2:28). Também isso prepara o resto do mundo para o retorno de Jesus.

Portanto, a profecia de Joel não deveria nos estimular ainda mais a nos humilhar, jejuar, buscar a Deus e nos arrepender?

Se você gostou desse artigo e quer preparar mais pessoas para este tempo, por favor compartilhe com seus amigos (embaixo). Obrigado.

Para mais textos sobre avivamento  e passagens bíblicas as quais irão te ajudar a estar pronto para um TERCEIRO GRANDE AVIVAMENTO, leia meu livro “GRAÇA TRANSBORDANTE: 21 dias devocional sobre Avivamento

A PROFECIA DE PASTOR DAVID WILKERSON

A profecia de David Wilkerson é muito importante por que é no modelo da profecia de Joel, possui os mesmos temas. Isso não deveria nos surpreender, por que todas as profecias deveriam se encaixar nas Escrituras:

“Naquela reunião em 1986, Dr. Wilkerson disse algo mais para mim: ‘Eu vejo uma praga vindo ao mundo, as igrejas e o governo pararam. A praga irá atingir Nova York balança-la como nunca antes. A praga forçará crentes que não oram a orações radicais, a suas bíblias e o arrependimento será do clamor do homem de Deus no púlpito. Como resultado de tudo,  virá O Terceiro Grande Despertamento que irá varrer toda América e o mundo.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *